Folquening prevê danos de pequena monta

por Narley Resende

Enquanto os alunos aguardavam a chegada do convidado do primeiro colóquio do II Ciclo de Debates, o quadrinista André Caliman, quem roubou a cena  foi o professor, jornalista e escritor Victor Folquening. “E isso que eu nem tirei a roupa”, disse o professor, arrancando gargalhadas de quem o ouvia. Victor falava sobre suas experiências no ramo do jornalismo, quando revelou a intenção de escrever um novo livro em parceria com o também jornalista Dimitri do Valle.

O projeto do livro, com nome ainda provisório, “Danos de pequena monta – reportagens sobre gente que nunca é notícia”, deve reunir diversas matérias produzidas por eles, incluindo reportagens como “Miserável passa por ‘invisível’ na rodoviária” (publicada na edição de 10 de agosto de 1999 no jornal Gazeta do Povo) em que Victor tornou-se objeto da reportagem disfarçando-se de mendigo para mostrar como órgãos da prefeitura de Ponta Grossa exportavam pessoas “indesejáveis” para outras cidades.

Em meio a saga, Victor deparou-se, já na rodoviária de Curitiba, com o então prefeito de Londrina Antonio Belinati, que depois de importunado pelo suposto mendigo, deu-lhe uma nota de um real que estava entre tantas outras em seu bolso. Outro tema abordado na reportagem foi a forma como o serviço social de Curitiba ignorava pessoas sem documento. Tendo em vista a repercussão da matéria na época, foi publicada, dias depois, outra  do mesmo gênero, também produzida por Victor, em que mostra a forma como ciganos sofrem com a falta de documentos pois abdicam do “número de série” como filosofia de vida.

No Brasil, o caso mais famoso da prática de investigação jornalística adotada por Victor foi  usada por José Hamilton Ribeiro, que com a técnica do disfarce procurou desvendar a realidade de operários do ABC paulista. 

Folquening, que teve seu livro, “O jornalismo é um Humanismo” no primeiro lugar na lista dos mais vendidos da área de comunicação em 2003, ainda não sabe quando irá concluir seu novo projeto, mas já deixou boas impressões para os alunos que buscam na ousadia e criatividade uma opção para satisfazer seus anseios profissionais.               

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: